COMO O ÓLEO TOTALMENTE SINTÉTICO MELHORA O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL?

Melhorar o consumo de combustível continua sendo uma prioridade para a maioria dos fabricantes de automóveis. Os requisitos de consumo de combustível existem para serem vistos e elucidados, enquanto os motoristas são atingidos por constantes aumentos no preço do combustível.

Uma estratégia que os fabricantes de automóveis estão aplicando é o amplo uso de óleos totalmente sintéticos. E como os óleos totalmente sintéticos melhoram o consumo de combustível, em comparação com os óleos convencionais?

Reduzir a viscosidade, melhora em muito, o consumo de combustível.

Ao mesmo tempo, a maioria dos carros de passeio/caminhões leves, usavam óleo de motor de carro 10W-40. Então eram 5W-30. Hoje, muitos veículos pedem óleos 5W-20 e 0W-20. Como um sinal do que está por vir, o Toyota Camry 2018 pede óleo 0W-16.

Quanto menor a viscosidade do óleo – definida como sua resistência ao fluxo, mais facilmente ele flui. Imagine um pote de mel e um copo de água. Mexer a água com uma colher requer menos energia do que mexer o mel. O mesmo princípio se aplica ao seu motor e ao óleo do motor do carro.

Os óleos de baixa viscosidade são mais fáceis de bombear pelo motor e oferecem resistência reduzida às peças móveis do motor, melhorando o consumo de combustível.

Por que os óleos totalmente sintéticos oferecem uma vantagem na redução da viscosidade do óleo de motor de carro?

Formular um óleo de motor de carro 0W-XX, usando apenas óleos base convencionais, é extremamente difícil, senão impossível! Os componentes podem atingir a classificação de 0W, mas o óleo evapora mais facilmente em temperaturas mais altas. Também falhará em outros testes obrigatórios do setor. Simplificando, a formulação de lubrificantes é um dar e receber, e os óleos base convencionais não oferecem o desempenho como os óleos totalmente sintéticos. Isso requer que os componentes entreguem muito desempenho necessário em uma área, para obtê-lo em outra.

Melhor capacidade de fluxo a frio

Os óleos totalmente sintéticos melhoram o fluxo durante o início da temperatura fria e também melhoram o consumo de combustível. Como eles não contêm ceras, que são inerentes aos óleos convencionais, eles não engrossam tanto quando o veículo está desligado, na garagem, da noite para o dia. De manhã, quando você liga o veículo, o óleo do motor do carro e o óleo da engrenagem não exigem muito esforço para circular. Isso resulta em menos desperdício de energia e melhor consumo de combustível.

É importante observar que o frio não se aplica apenas às partes montanhosas da região Sul do Brasil. A temperatura operacional “normal” para um veículo pode atingir 112ºC. Qualquer coisa abaixo é considerada “fria” para o seu motor. Assim, mesmo no sul, no auge do verão, os óleos totalmente sintéticos, com fluxo de frio aprimorado, ainda podem ajudar a melhorar o consumo de combustível.

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